Vale mesmo a pena fazer um consórcio?

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do quanto vale a pena ter um consórcio, e hoje nós trouxemos a resposta!

Muitos falam sobre como fazer um consórcio é uma boa opção para adquirir um bem devido a segurança e possibilidade de planejamento, mas esse é um assunto que ainda divide opiniões, por isso hoje vamos falar sobre isso!

O que é consórcio?

Para começar, vamos compreender o que de fato é um consórcio e como ele funciona:

O consórcio é uma modalidade de investimento que tem ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros. A ideia é simples: um grupo de pessoas se reúne com o objetivo de adquirir um bem ou serviço em comum, como um carro ou um imóvel. A cada mês, os participantes pagam uma parcela que é destinada a um fundo comum, e a cada mês a empresa responsável realiza o sorteio de um ou mais integrantes, que são contemplados com a carta de crédito para adquirir o bem desejado. A quantidade de pessoas sorteadas varia de acordo com a administradora de consórcios, mas em todos você será contemplado em algum momento. Também há a possibilidade de vender a carta contemplada com lucro, para que outra pessoa assuma as parcelas. 

O valor das parcelas pode sofrer reajustes por indicadores econômicos, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Apesar disso, após a contemplação, esses valores não podem mais sofrer reajustes, já que o bem adquirido não terá mais ajustes.

Por que optar por um consórcio?

O consórcio não é nada mais do que uma forma de adquirir um bem de alto valor pagando menos por mês. Enquanto outras pessoas precisam juntar uma grande quantia, mesmo que fazendo um financiamento, quem adquire um consórcio paga um valor mensal mais baixo e que cabe no seu orçamento, já que é possível escolher qual o valor da carta. Além disso, o consórcio também possibilita a compra de bens à vista, evitando juros de parcelamento, sendo uma opção mais vantajosa se você considerar que não há cobrança de juros ou taxas de administração tão elevadas como em outras modalidades de crédito.

Existem diversos tipos de investimento hoje em dia, e todos exigem algo em comum: disciplina. Em geral, você é responsável por guardar seu dinheiro, seja em uma conta ou em casa, e/ou aplicar em investimentos, o que pode ser uma tarefa difícil, por isso o consórcio também se apresenta como uma solução! Com ele, você paga os boletos mensais e acaba criando uma responsabilidade maior de pagamento. 

O consórcio é uma excelente opção de investimento, seja para adquirir um automóvel, imóvel ou qualquer outro tipo de bem. É importante ressaltar que você precisa ter um objetivo claro em mente, não ter pressa em adquirir o bem desejado e ter capacidade financeira para arcar com as parcelas mensais. Com planejamento, o consórcio pode ser uma ótima opção para quem busca realizar um sonho de forma sustentável e planejada!

Na MountPay nós temos diversas opções de consórcio para você adquirir seu automóvel ou imóvel, desde créditos altos até de valor baixo. Com o consórcio MountPay você não tem juros, não precisa pagar entrada, pode comprar seu bem à vista, tem parcelamento integral do crédito, conta com flexibilidade, e tudo isso sem burocracia! 

Acesse nossa página de consórcios, descubra mais sobre as modalidades e faça sua simulação! 

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Leia também