Quando falamos em sustentabilidade, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Se você pensou no meio ambiente e suas formas de preservação, você está certo. Mas se aquilo que veio na sua cabeça foram os cuidados com o dinheiro e finanças, saiba que sua resposta não está errada!
A sustentabilidade financeira é um termo pouco conhecido e se refere à capacidade de manter uma vida financeira estável, forte e consistente, zelando pela organização dos orçamentos durante um longo período.
O que isso significa? Antes de tudo, destacamos que apesar de semelhantes, os conceitos de sustentabilidade ambiental e financeira não devem ser confundidos. Aplicar a sustentabilidade financeira no dia a dia significa controlar o orçamento e usá-lo com segurança, sem deixar o consumo de lado nem mesmo deixar de fazer as coisas que você gosta.
Para te ajudar a entender esse conceito, existem alguns fundamentos importantes chamados de pilares da sustentabilidade, ou 4 G’s:
- Gerar: A partir dela, devem ser consideradas novas formas de gerar dinheiro e produzir uma renda extra.
- Gastar: Além de saber gerar novas rendas, também é importante saber de que forma você gasta o seu dinheiro e como pode gastar de forma consciente.
- Guardar: O terceiro G diz respeito à reserva de ganhos para eventuais investimentos e economias, colocando seu futuro como prioridade.
- Ganhar: Como último pilar, trabalhamos com a capacidade de aumentar a renda através de investimentos inteligentes.
Você pode aplicar a sustentabilidade financeira no seu cotidiano seguindo alguns passos: Evite comprar por impulso e pense sobre a real necessidade antes do ato, será que comprar esse item neste momento é realmente importante? Além disso, recomendamos que você acompanhe seus gastos através de uma planilha financeira e sempre mantenha ela atualizada, dessa forma você pode focar em investimentos, traçar metas e criar reservas de emergência de uma maneira mais simples e prática.
Lembre-se de adotar uma postura saudável em relação aos seus gastos e ganhos, além de todos os benefícios que a sustentabilidade financeira pode te proporcionar, você ainda fica melhor preparado para o futuro, conquista a independência financeira e reduz o seu estresse financeiro!