Essa condição, que pode atingir pessoas de todas as idades e classes sociais, causa impacto tanto na área das finanças quanto na sua saúde e por isso deve ser tratada com atenção.
Ele ocorre quando alguém está se sentindo sobrecarregado pela pressão financeira, causando preocupações, sensação de escassez e desencadeando a ansiedade. O estresse financeiro pode atingir pessoas de todas as idades e nem sempre está relacionado à falta de dinheiro.
Listamos abaixo alguns dos motivos mais recorrentes:
- Dívidas
- Despesas inesperadas
- Desemprego
- Golpes financeiros
- Investimentos e dificuldades em juntar dinheiro
- Salários baixos de acordo com as funções
- Investimentos mal planejados
- Consumo e compras em excesso
As consequências do estresse financeiro atingem também sua saúde e dia a dia, causando impactos na saúde mental e física (depressão, insônia ou hipertensão), problemas de relacionamentos pessoais e familiares, e além disso, esse estresse também pode prejudicar a tomada de decisões.
Para lidar com o estresse financeiro, é importante manter um planejamento e orçamentos bem definidos ou organizados, apostar em técnicas para enfrentar o estresse (como a meditação, ioga e outros exercícios físicos), e buscar ajuda profissional que irá lhe ajudar a lidar com a situação.
Investir na educação financeira e acompanhar curiosidades que darão suporte na hora de planejar o seu orçamento também são coisas que farão grande diferença no combate contra o estresse financeiro e preocupações relacionadas ao dinheiro. Acompanhe a Mount Pay nas redes sociais e em nosso blog para ficar por dentro de várias dicas!