As transformações nos meios de pagamento vêm acontecendo rapidamente, e antecipar as próximas mudanças pode ser uma grande vantagem competitiva
Os meios de pagamento mudaram – e o comportamento do cliente também
Nos últimos anos, os brasileiros diminuíram drasticamente o uso de transferências bancárias, como o TED e o DOC, para o pagamento instantâneo. Só em 2024, foram registradas 63,8 bilhões de transações pelo PIX – um crescimento de 52% em relação ao ano anterior -, se consolidando como o meio mais usado do país.
Nos pontos de venda comercial, houve outro crescimento: pagamentos por aproximação (chamado também de contactless) viraram padrão para os consumidores.
Em setembro de 2024, 65% de todas as transações presenciais com cartão já foram por aproximação em três principais dispositivos: o cartão físico (73%), o celular (32%) e o relógio digital (1%). Para as instituições, isso reduz atritos e, para o cliente, proporciona comodidade e rapidez.
Em pesquisa recente com o varejo, 90% dos entrevistados dizem que adotar novos meios de pagamento melhora a satisfação do cliente e fidelizá-los, e 53% acreditam que as maquininhas de cartão como conhecemos deixarão de existir, mas somente 12% acham que isso acontecerá nos próximos dois anos.
Já a biometria é vista como tendência por 90% dos participantes da pesquisa, sendo a segurança o principal benefício desta tecnologia, e 78% já conhecem o Tap on Phone (transformar o celular em uma maquininha), tendo 60% deles a vontade de utilizá-lo no futuro.
O que já é o “novo normal” no mundo dos pagamentos
O que antes parecia uma inovação, agora já faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros. Tecnologias como o PIX, os pagamentos por aproximação e o uso de carteiras digitais já estão tão incorporados à rotina que dificilmente conseguimos imaginar como era viver sem elas.
Essas soluções não só trouxeram praticidade, como também mudaram o comportamento do consumidor e a forma como as empresas lidam com transações financeiras, sendo algumas delas:
- PIX em tudo: transferência, cobrança, parcelamentos e links de pagamento viram alternativas ao boleto e ao cartão – sobretudo para ticket baixo e recorrências simples;
- Pagamento por aproximação como padrão: já é a forma mais usada nas compras presenciais, deixando as vendas mais rápidas, reduzindo filas e mantendo a segurança semelhante à do cartão com senha;
- Carteiras e superapps: concentram cartão com tokens, PIX, cashback e fidelidade, reduzindo fricção de checkout e elevando as conversões em e-commerce e loja física (via QR, NFC e parcelamento no app)
O que está chegando cada vez mais rápido
Se o presente já está cheio de novidades, o futuro promete ainda mais. Acompanhe o blog da MountPay para descobrir, no próximo artigo sobre o futuro dos pagamentos, quais tecnologias já estão se tornando tendências, o que muda para empresários e consumidores e aprenda como se preparar desde já para essas mudanças promissoras.