Há alguns anos atrás, as transações comerciais eram realizadas em sua maioria através do dinheiro físico, hoje em dia, com o grande avanço digital quase não vemos esse tipo de transação; cada vez mais, damos espaço para as operações digitais.
Crescimento das carteiras digitais
Um estudo feito pela empresa americana Morning Consult em 2023 revela que o Brasil se encontra na 4ª posição entre os países que mais utilizam as carteiras digitais, ficando atrás apenas da China, Índia e Alemanha.
Essas carteiras digitais são plataformas que armazenam dados das formas de pagamento, como por exemplo o saldo em dinheiro ou cartão de crédito. Elas podem ser habilitadas em diversos aparelhos (smartphones, computadores ou relógios inteligentes) e surgem como alternativa para mais praticidade no dia a dia.
Tecnologias de pagamento instantâneo: PIX
Apesar das carteiras digitais serem muito populares entre os brasileiros, foi outra ferramenta que conquistou o coração do povo. O PIX foi instituído no Brasil em 2020 e atualmente são poucos os que ainda não aderiram à essa ferramenta. No último ano, dados mostram que os brasileiros realizaram quase 42 bilhões de transações através do PIX, representando um aumento de 75% em relação ao ano de 2022. Através dele, houve um impacto significativo no Brasil de várias formas, incluindo a redução do dinheiro em espécie, a digitalização financeira e o impacto na experiência do cliente
Mas além do Brasil, muitos países da América Latina também estão se adaptando a esse mercado digital. Colômbia, México, Peru e Bolívia são alguns dos exemplos de regiões que possuem suas próprias ferramentas de pagamento instantâneo.
Além disso, entre os brasileiros, outros meios de pagamento instantâneo são muito populares: o cartão de crédito e débito. Em 2023, foram realizados 34,1 bilhões de pagamentos com uma das formas de cartão. Além da facilidade de uso, esses cartões costumam proporcionar mais segurança ao consumidor quando comparados com o dinheiro físico, tornando-os uma opção essencial para o público.
Desafios na segurança
Como vimos, os métodos de transferências instantâneas estão remodelando o cenário financeiro em toda a América Latina, proporcionando mais praticidade e inclusão financeira para milhões de pessoas.
Mesmo com adaptações às suas realidades econômicas e tecnológicas, o Brasil e os demais países latino-americanos compartilham o desafio de garantir a segurança e a confiabilidade desses meios de pagamentos.
O futuro dos pagamentos instantâneos está ligado à capacidade de inovação e prevenção a fraudes por parte das instituições, evitando o risco reputacional, ao mesmo tempo em que expandem o acesso a uma economia digital e oferecem uma experiência mais confiável aos usuários.