No seu conceito tradicional, empreendedor é todo indivíduo que possui a capacidade de idealizar negócios, projetos ou atividades. Para a MountPay, empreender possui um significado ainda maior!
Toda pessoa que identifica uma oportunidade e a transforma em seu próprio negócio partindo da criatividade e inovação, é um empreendedor. Esses profissionais buscam métodos para garantir o sucesso do seu empreendimento, e para que isso seja possível, eles devem apresentar características envolvendo a capacidade de liderança, organização, persistência e até mesmo imaginação.
Os motivos que levam alguém a ter seu próprio negócio podem partir tanto de ambições próprias quanto de motivos alheios às suas escolhas pessoais, como por exemplo a herança de um negócio da família. Independente de qual seja o caso, é importante que as características citadas anteriormente façam parte do seu dia a dia. Para um microempreendedor esses aspectos também são considerados essenciais, uma vez que esse profissional também exerce atividades de autorrealização. Entretanto, na hora de empreender e fazer a abertura do seu CNPJ, dentre todas as opções disponíveis, existem dois tipos que causam as maiores dúvidas aos profissionais: MEI e ME. Mas fique tranquilo! Compreender as diferenças entre essas duas modalidades não é difícil.
Microempreendedor Individual (MEI)
É a melhor opção para profissionais que estão iniciando no mercado e desejam evitar grandes custos.
- Faturamento máximo total de R$81 mil por ano.
- Contratação de apenas um funcionário.
- Restrição de atividades que podem ser realizadas
Microempresa (ME)
Esse formato requer mais burocracia e órgãos específicos para o processo de abertura, sendo necessário a ajuda de um contador.
- Faturamento máximo de R$360 mil por ano.
- Contratação de 19 funcionários da área da indústria, ou 9 funcionários do setor de comércio e serviços.
- Não possui restrição de atividades permitidas
Para os profissionais que optam por se tornarem microempreendedores, existem diversas vantagens! Uma delas está relacionada ao baixo custo comparado a uma empresa maior: a partir dos critérios do Simples Nacional, ao se enquadrar em uma regime tributário mais simples, um microempreendedor não possui necessidade de pagar tributos individualmente. Além disso, outro proveito é a facilidade em lidar com as tomadas de decisões, uma vez que o microempreendedor sempre possui a última palavra.
Ser um microempreendedor é possuir autonomia, trabalhar na realização de projetos inovadores para ver um sonho ganhar forma, e transformar a vida de outras pessoas!