Quando falamos em gestão financeira para profissionais autônomos e freelancers, é necessário primeiro entender a diferença entre esses dois títulos. Todos os freelancers são autônomos, mas nem todo autônomo é um freelancer. Por quê?
Um profissional freelancer geralmente trabalha em diversos projetos de curto prazo para empresas diferentes, já um autônomo está propenso a ser o dono de uma empresa ou startup. Contudo, ambos possuem dificuldades financeiras muito parecidas..
Quais são os maiores desafios para esses profissionais?
Gerenciamento financeiro: Esse desafio envolve a dificuldade em manter uma gestão correta da entrada e saída do dinheiro, da tomada de decisões financeiras e da manutenção dos registros.
Precificação de produtos e serviços: Outro problema muito comum para profissionais autônomos ocorre com a dificuldade de definir um preço adequado para seu serviço/produto e evitar perdas de clientes e perdas financeiras.
Fluxo de caixa: Quando esses profissionais não conseguem acompanhar corretamente o fluxo dos orçamentos, pode ser difícil saber o quanto se deve investir em projetos e identificar desperdícios.
Como a Gestão Financeira para Autônomos e Freelancers Pode ser Feita?
Para o profissional autônomo o salário nem sempre é fixo, em determinado mês ele pode receber muito e, em outro, um valor menor. Por isso, saber de que forma pode ser realizada uma gestão financeira eficaz fará uma grande diferença.
- Faça um bom planejamento financeiro.
Aplique o famoso cálculo da divisão 50/35/15, ele está relacionado com a divisão do valor que você recebe e pode te ajudar a ter um melhor controle financeiro.
Separe:
- 50% para as despesas fixas;
- 35% para os seus gastos pessoais;
- 15% para gerar uma reserva financeira.
- Separe as finanças empresariais e pessoais.
Procure manter duas contas bancárias diferentes, uma para seus gastos pessoais e outra para seus gastos empresariais. Dessa forma você evita confusões nas despesas.
- Utilize as ferramentas de gestão e conte com a ajuda da tecnologia.
Alguns aplicativos podem facilitar na hora de emitir notas fiscais, ter controle de despesas e organizar seu orçamento, como por exemplo o Wisecash, Minhas Economias ou Monefy.
- Defina dias exatos para as retiradas do dinheiro.
Determine o dia em que você fará a retirada dos seus ganhos pessoais. Por mais que isso pareça simples, é importante estabelecer uma data para que você não fique tentado a realizar vários saques e comprometer seu orçamento.
Neste blog você descobriu que a gestão financeira para freelancers e autônomos não é difícil e muito menos complicada!
Uma vez que você obter o melhor controle dos seus gastos e ganhos, seu planejamento financeiro se tornará ainda mais fácil e você poderá aproveitar os diversos benefícios!