Financiamento x Consórcio: Qual a melhor opção na hora de economizar?

Na hora de adquirir bens de alto valor, existem duas opções muito populares: o consórcio e o financiamento. Hoje trouxemos a diferença entre os dois e qual vale mais a pena de acordo com as suas necessidades.

Nessa última semana, foi publicada no portal InfoMoney uma notícia que trazia uma novidade do mercado: a preferência dos consumidores por consórcios na atualidade. 

Na hora de adquirir um bem, alguns consumidores estão optando por contratar um consórcio ao invés de realizar um financiamento, um dos principais motivos para isso estar acontecendo é o valor alto dos juros e taxas que acabam sendo cobrados na hora de realizar o financiamento.

Considerando essa nova notícia, vamos falar um pouco sobre a diferença entre consórcio e financiamento, e se essa troca realmente vale a pena!

Qual a diferença entre um consórcio e um financiamento?

Para começarmos, é importante entender a diferença entre essas duas formas de conquistar seus bens. 

Um consórcio é, em resumo, uma forma de planejar a compra de bens. Refere-se a uma parceria formada entre um grupo de pessoas que compartilham um objetivo comum para contribuir regularmente com dinheiro para um fundo coletivo. 
Já o financiamento é um tipo de contrato de crédito, que envolve a obtenção de fundos de um credor, como um banco, cooperativa de crédito ou instituição financeira, assim, podendo pagar em médio e longo prazo.

Compensa escolher um consórcio ao invés de um financiamento?

Essa resposta vai depender das necessidades e prioridades financeiras do cliente. Para ajudar nesse processo, existem alguns fatores importantes a serem analisados, como: 

Taxas de Juros: Enquanto o financiamento tem juros aplicados de forma mensal, o consórcio conta apenas com a taxa de administração, que é bem menor e aplicada anualmente. Quando diluída de forma mensal, o valor é muito mais baixo. Com isso, o valor total do consórcio é muito menor do que o de um financiamento.

Flexibilidade de Pagamentos: Consórcios possuem planos de pagamento flexíveis, permitindo que você escolha a quantia das contribuições mensais de acordo com sua capacidade financeira.

Tempo para adquirir seu bem: Ao realizar um financiamento, o bem já passa a seu. Quando você escolhe fazer um consórcio, é necessário aguardar a contemplação, que acontece através de sorteios. Você pode ser sorteado no primeiro mês, mas também pode demorar. A vantagem disso é que existe tempo para se planejar financeiramente. 

O consórcio é uma excelente opção para quem deseja conquistar seus bens a longo prazo, pagando menos e tendo a oportunidade de se organizar. É importante analisar cuidadosamente as condições do consórcio, as taxas de administração, as regras e as políticas da administradora antes de contratar um consórcio.

Na hora de contratar, também é muito importante escolher uma boa administradora, que possa oferecer serviços de qualidade, transparência e confiabilidade aos seus clientes. 

Na MountPay, existem diversas opções de consórcio, para adquirir desde imóveis e automóveis até placas solares. Além disso, somos um banco de confiança que quer te ajudar a realizar seus sonhos!

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Leia também