As PMEs, incluindo MEIs, compõem 99% do total de empresas no território brasileiro, e portanto possuem um papel importante na economia nacional. Mas ainda assim, os pequenos empreendedores sofrem com a falta de apoio para manter seu negócio vivo no mercado.
Para esses empreendedores, apostar na educação financeira pode ser uma solução eficaz, principalmente para lidar com os cenários econômicos na atualidade. Entre os principais problemas que atingem esses profissionais, podemos citar:
- Períodos de alta de inflação e juros, além de enfrentarem maior dificuldade em acessar produtos financeiros necessários para manter e expandir o negócio. Isso ocorre principalmente devido ao perfil da demanda e a dificuldade em oferecer garantias.
- Falta de capacitação financeira para gerir e expandir o negócio: a falta de preparo pessoal do empreendedor para planejamento e gestão do negócio são fatores que ocasionam o fechamento de negócios em menos de 5 anos.
Quando a educação financeira é introduzida aos pequenos empreendedores, os resultados econômicos do país são enriquecidos, mas isso não é o mais importante. Para os pequenos e médios negócios, a educação financeira pode significar a maior sobrevivência dos negócios. Além de aumentar a probabilidade de empréstimos serem pagos corretamente e reduzir os índices de fracasso de determinado negócio, a educação financeira ainda pode ajudar e melhorar os comportamentos financeiros, como a poupança e a escolha de investimentos.
Primeiros passos para a educação financeira:
- Planejamento orçamentário: liste todas as fontes de renda como salários, pensões, aluguéis, títulos, etc. É importante que sejam feitos investimentos ao longo de sua vida, pois geram rendas mensais. Além disso, guarde as notas fiscais ou crie recibos para um melhor controle dos gastos pessoais.
- Consumo consciente: tenha atenção na hora de comprar e tome cuidado com as facilidades de crédito disponíveis no mercado. Busque realizar pesquisas de preços e verificar planos de pagamentos
- Atividades do financeiro e planejamento empresarial: é necessário acompanhar as atividades de caixa, compras, vendas e estoques. Além disso, coloque em prática as estratégias mercadológicas e acompanhe os resultados financeiros das tomadas de decisões.
Além disso, é importante que o empreendedor reúna a equipe de trabalho para definirem juntos as estratégias de redução de desperdícios ocorridos na empresa. O primeiro passo para o sucesso da empresa não irá depender do conhecimento financeiro apenas do líder, mas sim de todos aqueles que fazem parte dela.