Banco Central libera relatório de projeções para os próximos períodos

Banco Central libera relatório de projeções para os próximos períodos, com números sobre juros, PIB e mais.

A semana começou com notícias na economia! Na segunda-feira, dia 15 de maio, o Banco Central divulgou dados a respeito das projeções para 2023 e 2024 no relatório “Focus”.

Neste relatório foram apresentados dados a respeito de taxa de juros, PIB e outros. Segundo o G1, para a realização deste relatório, o Banco Central escutou mais de 100 instituições financeiras na semana passada sobre as projeções.

Inflação

“Neste ano, a expectativa dos economistas para a inflação oficial passou de 6,02% para 6,03%. Com isso, a projeção ainda supera o teto da meta de inflação definida pelo governo, fixada em 3,25% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Ela será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.”, disse Alexandro Martello em matéria ainda no G1, analisando o relatório. 

Caso essa projeção seja confirmada, este será o 3 ano consecutivo em que o IPCA fica acima do teto fixado pelo sistema de metas, que impacta diretamente no poder de compra das pessoas, aumentando os preços e diminuindo o poder de compra, principalmente dos que recebem salários mais baixos.

Para o próximo ano, a projeção de inflação caiu de 4,16% para 4,15%, sendo 3% a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%.

PIB

Além da inflação, o relatório também trouxe dados a respeito do crescimento da economia brasileira, com uma previsão que passou de 1% para 1,02%. Há também a expectativa sobre o PIB (Produto Interno Grupo), que é de 1,38% de crescimento em 2023, e caiu de 1,40% para 1,38% de crescimento em 2024, segundo a Agência Brasil. 

Taxa Selic

O relatório também trouxe previsões a respeito da taxa Selic, que mede o juros da economia. A expectativa é de 12,50% ao ano para o fim de 2023, e para o fim de 2024, a projeção para o juro básico da economia ficou estável, em 10% ao ano.

Dólar

Para o dólar, a projeção para a taxa de câmbio para o fim de 2023 ficou estável em R$ 5,20. Para o fim de 2024, permaneceu em R$ 5,25.

Fontes: G1, Agência Brasil, Boletim Focus

Qual é a dica da MountPay para essas projeções?

É muito importante estar ciente de que seu planejamento é de extrema importância para que sua vida financeira sofra menos impacto com essas mudanças. As projeções de inflação e juros podem ser utilizadas para auxiliar no planejamento futuro, incluindo projeções de parcelamentos já existentes que podem sofrer alteração. 

Também é indispensável estar de olho no mercado e invista com cautela e segurança, estando sempre de olho nas mudanças do mercado. Além disso, tenha uma reserva de garantia, afinal, imprevistos sempre podem acontecer e o cenário pode mudar com rapidez.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Leia também